BLOG

B VOLTAR
Concertos Românticos

Concertos Românticos

Essa semana, Clássicos dos Clássicos apresenta uma seleção de concertos para piano e orquestra escritos no período romântico, a partir da segunda metade do século XIX, pelos compositores Robert Schumann (1845), Johannes Brahms (1854), Edvard Grieg (1868), Piotr Ilitch Tchaikovsky (1875) e Sergei Rachmaninov (1900).

São notáveis as influências e inspirações que esses autores compartilharam entre si em suas composições, como Schumann em Brahms e Grieg, e Tchaikovsky em Rachmaninov. Alguns acontecimentos em comum também conectam suas trajetórias.

Schumann e Brahms, por exemplo, tinham um intenso diálogo musical com a pianista e compositora Clara Schumann (que foi esposa de Schumann). Já os russos Tchaikovsky e Rachmaninov tiveram composições inicialmente rejeitadas, o que desencadeou diferentes reações em cada um.

Tchaikovsky, ao ter seu Concerto nº 1 recusado pelo pianista Nicolay Rubinstein, mostrou a obra a Hans von Bülow, um músico de renome internacional, considerado o sucessor de Liszt. Bülow o incorporou em seu repertório e o executou 139 vezes!

Rachmaninov entrou em depressão e parou de compor quando sua Sinfonia nº 1 teve uma estreia mal sucedida. Somente alguns anos mais tarde conseguiu se recuperar, depois de passar por um tratamento psicológico. Mesmo assim, teve um ataque de pânico cinco dias antes da estreia de seu Concerto nº 2.

DESTAQUES