Na continuação da série, apresentamos uma seleção de peças que integram algumas das mais belas cantatas escritas por Johann Sebastian Bach.
Cantata BWV 106, Actus Tragicus: Sonatina e Arioso
A Cantata BWV 106, Gottes Zeit ist die allerbeste Zeit (O tempo do Senhor é de todos o melhor), também conhecida como Actus Tragicus, é uma das primeiras escritas por Bach (ele tinha 22 anos). Segundo seu biógrafo, Alfred Dürr, esta “é uma obra de gênio que mesmo grandes mestres raramente atingem. Actus Tragicus pertence à grande literatura musical do mundo”. A abertura é uma Sonatina para duas flautas doces, duas violas da gamba e contínuo.
Netherlands Bach Society regida por Jos van Veldhoven
A Cantata Actus Tragicus é emocionalmente poderosa. Seu tema central é o contraste entre o espírito do Velho e o do Novo Testamento, contrapondo a ira de um Deus vingador ao amor e à misericórdia de Cristo Jesus. No arioso, o tenor suplica: “Ach, Herr, Lehre uns bedenken” (Senhor, ensina-nos a aceitar que devemos morrer).
Charles Daniels (tenor) e Netherlands Bach Society regida por Jos van Veldhoven
Cantata BWV 130, Herr Gott, dich loben alle wir: Aria de tenor
A Cantata BWV 130, Herr Gott, dich loben alle wir (Senhor Deus, todos nós te louvamos), celebra a vitória do Arcanjo Miguel diante do “grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás” (Apocalipse 12:7-9). A ária para tenor, “Lass, o Fürst der Cherubinen” (Que assim seja, ó Príncipe dos Querubins), fala dos anjos que nos protegem.
Benjamin Woh (tenor), Benoît Bayle (flauta transversal barroca), Amandine Menuge (violoncelo barroco) e Elisabeth Joyé (órgão)
Cantata BWV 131: Coro de abertura
A Cantata BWV 131, Aus der Tiefen ruf ich Herr zu dir (Das profundezas, clamo por ti Senhor), foi encomendada para uma cerimônia penitencial. O texto do coro de abertura é o do Salmo 130 (Das profundezas), ao qual foram acrescentados dois versos de um coral. O caráter da cantata é muito grave e intenso – hipnótico, por vezes.
Dorothee Mields (soprano), Alex Potter (contralto), Charles Daniels (tenor) e Tobias Berndt (baixo), com a Netherlands Bach Society regida por Jos van Veldhoven
Cantata BWV 182: Sonata
A Cantata BWV 182, Himmelskönig, sei willkommen (Rei dos Céus, sê bem-vindo), foi composta para o Domingo de Ramos. O primeiro movimento, que Bach chama de Sonata, é uma miniatura de uma Abertura Francesa, que anuncia a chegada do rei. É uma marcha majestosa, representando a entrada de Jesus em Jerusalém.
Voices of Music | Direção: Hanneke van Proosdij e David Tayler