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Jakub Orliński canta Händel

Jakub Orliński canta Händel

“Jakub Orliński se tornou um fenômeno que atravessa fronteiras estilísticas e seduz o público. É tão carismático no palco como é rigoroso em seus projetos.” (Ópera Actual)

Jakub Józef Orliński, jovem contratenor polonês de grande sucesso, já se apresentou como ator principal em montagens da Metropolitan Opera, do Royal Opera House, do Grande Teatro de Varsóvia e da Ópera de Frankfurt, entre outros. Reconhecido por sua habilidade em se conectar com novas audiências e com outras formas de arte, como a dança, Jakub tem sido aclamado pela crítica também por suas gravações. Seu álbum Beyond foi nomeado entre os melhores de música clássica de 2023 pelo The Times.

Händel nasceu no mesmo ano em que Bach – 1685. Mas, enquanto Bach permaneceu sempre na região central da Alemanha, Händel teve uma carreira internacional. Inicialmente, ele foi para a Itália, onde ficou entre os anos de 1706 a 1710; posteriormente, se estabeleceu na Inglaterra, onde produziu óperas e oratórios, ficando lá até sua morte em 1759. Ele compôs 42 óperas, 24 oratórios, mais de 120 cantatas, trios e duetos, além de numerosas árias, odes e serenatas. Na música instrumental e de câmera, escreveu 18 concerti grossi, 12 concertos para órgão, além de sonatas solo e trio sonatas. 

Apresentamos a seguir uma seleção de árias de Händel interpretadas por Jakub Orliński:

“Addio mio caro bene” (Adeus minha querida), da ópera Teseo 

Händel foi um compositor vocal muito prolífico. Como Mozart e Schubert, é notável a intensidade e dramaticidade de suas óperas e oratórios. Destacamos aqui um dueto de sua ópera Teseo (Teseu).

“Adeus, minha querida.

Adeus, minha doce vida.

Vou embora, adeus.

Parto, mas parto com tristeza.”

 

Händel – “Addio, mio caro bene” | Jakub Józef Orliński (contratenor) e Natalia Kawałek (mezzo soprano)

 

“Penna Tirana” (Dor tirânica), da ópera Amadigi di Gaula

Na ópera Amadigi di Gaula (Amadeu da Gália), Dardano lamenta seu amor não correspondido por Oriana, a fiel amada de seu melhor amigo Amadeu:

“Dor tirânica sinto no coração
E nem espero mais encontrar compaixão.”

Händel – “Penna tiranna” | Jakub Józef Orliński (contratenor)

 

“Lusinghiera mia Speranza” (Minha lisonjeira esperança), da ópera Agrippina

“Minha lisonjeira esperança,

não engane minha alma.

Um destino plácido na aparência,

não mude seu lindo rosto!”

Com uma trama cheia de crimes e intrigas na disputa sangrenta pelo trono de Roma, a ópera se baseia na história de Agripina, mãe de Nero. Esposa do imperador Cláudio, Agripina, emprega todas as forças para tornar seu filho o sucessor do trono de Roma. 

Händel – “Lusinghiera mia Speranza” | Jakub Józef Orliński (contratenor) e Il Pomo d’Oro, sob a regência de Maxim Emelyanychev

 

“But who may abide” (Mas quem pode suportar), do oratório O Messias

A letra desta ária do oratório O Messias é baseada no texto de Malaquias 3:1-4:

“Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda?”

Händel – “But who may abide” | Jakub Józef Orliński (contratenor), Coro e Orquestra Filarmônica de Varsóvia, sob a regência de Martin Haselböck 

 

“He was despised” (Ele foi desprezado), do oratório O Messias

A ária “He was despised’ está na Parte II de O Messias, e é o movimento mais longo do oratório. A letra é baseada em Isaías 53:3-5:

“Foi desprezado e rejeitado pelos homens; um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.”

Händel – “He was despised” | Jakub Józef Orliński (contratenor), Coro e Orquestra Filarmônica de Varsóvia, sob a regência de Martin Haselböck 

 

 

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