BLOG

B VOLTAR
Música e Dança - Barroco

Música e Dança: Barroco

“A música e a dança estão inextricavelmente envolvidas nos processos sociais humanos. Tiram seu significado e dão significado ao tempo, ao espaço, ao corpo e suas partes, a artefatos humanos, à experiência pessoal, à identidade social, às relações de produção e ao status social. Encontradas em todas as sociedades, têm frequentemente força emocional, valor econômico e significância cultural.”

Anthony Seeger, Enciclopédia de Antropologia 

Música e Dança no Barroco

As danças da corte estão intimamente relacionadas à música do período barroco. A suíte barroca surgiu como uma maneira de fazer música para entretenimento social e teve entre seus principais compositores Bach, Händel, Couperin e Rameau. 

A suíte barroca é formada por uma sequência de danças europeias de diversas origens, como a Sarabanda espanhola, a Giga inglesa, e ainda muitas danças francesas, como a Courante, a Gavotte e a Bourrée, entre outras. 

Embora seus movimentos fossem formados por danças, as suítes não eram usadas para serem dançadas, mas sim ouvidas. Elas reuniam peças de caráter contrastante, escritas na mesma tonalidade, podendo manter ou não uma relação temática. Sua estrutura também podia apresentar outras variantes, como a inclusão de um Prelúdio, por exemplo.

Assista a três danças do período barroco coreografadas a partir de uma Suíte de Bach:

DESTAQUES