BLOG

B VOLTAR
Me chame pelo seu nome | Bach - Capriccio sopra la lontananza del suo fratello diletissimo

Música no Cinema | Luca Guadagnino – Me chame pelo seu nome | Bach – Capriccio sopra la lontananza del suo fratello diletissimo

O Capriccio sopra la lontananza del suo fratello diletissimo (Capricho sobre a partida de seu amado irmão) é uma obra da juventude de Bach. A história (duvidosa) da gênese da obra é a de que Bach, então com 19 anos, a teria executado quando seu irmão Johann Jacob partia para a Suécia para assumir o cargo de oboísta do exército de Carlos XII. 

O filme Call me by your name (Me chame pelo seu nome, 2017), do diretor italiano Luca Guadagnino, é baseado no romance homônimo de André Aciman e narra uma temporada de férias na vida do adolescente Elio (Timothée Chalamet), que acontece na casa de campo de sua família. Lá, seu pai recebe o acadêmico Oliver (Hammer), para trabalhar com ele. No decorrer da história, Elio e Oliver vão se aproximando um do outro.

Na cena a que vamos assistir a seguir, Elio toca para Oliver quatro versões de um trecho do Capriccio (Ária da trompa da diligência): primeiro, alguns acordes no violão; depois, no piano, como Liszt a teria arranjado; em seguida, como Busoni teria alterado o arranjo de Liszt; e, finalmente, como o jovem Bach a teria executado originalmente.

Agora, vamos ouvir a versão de Rosalyn Tureck, grande intérprete de Bach:

DESTAQUES