BLOG

B VOLTAR
DAYS OF HEAVEN MALICK

Música no Cinema: Malick – Days of Heaven | Saint-Saëns – Carnaval dos Animais: Aquário

Escrito em 1886 como uma brincadeira para divertir os amigos no período do Carnaval, o Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns, está entre as obras mais apreciadas e populares do compositor francês.

O “Aquário” é uma das partes mais criativas do Carnaval, cheia de magia e mistério, evocados pela sonoridade iridescente dos pianos e da celesta.

A peça foi usada como trilha sonora da abertura do filme Days of Heaven (Cinzas no Paraíso), de 1978, do cineasta norte-americano Terrence Malick. Além de ser a trilha dos créditos iniciais, que assistiremos no vídeo abaixo, ela é intencionalmente referenciada em um dos três temas (o principal), que Enio Morricone escreveu para a trilha sonora do filme. O trabalho foi indicado ao Oscar de “Melhor Trilha Sonora” e venceu o BAFTA de “Melhor Música”.

A história se passa no início do século XX. Bill (Richard Gere) e Abby (Brooke Adams) formam um casal que vive em Chicago, fingindo serem irmãos. Eles vão trabalhar em uma fazenda no Texas, onde o proprietário (Sam Sheppard) se apaixona por Abby, pedindo-a em casamento. O casal descobre que o fazendeiro está doente, com pouco tempo de vida, e resolve, então, tirar proveito disso. Mas o fazendeiro não morre e a situação começa a fugir do controle.

Saint-Saëns – Carnaval dos Animais: Aquário – Wurttenberg Chamber Orchestra

DESTAQUES