BLOG

B VOLTAR
El Amor Brujo de Falla

Música no Cinema: Saura – El Amor Brujo | De Falla – “Dança Ritual do Fogo” e “Canção do Fogo Fátuo”

A obra El Amor Brujo (O Amor Feiticeiro) foi composta pelo espanhol Manuel de Falla a pedido de Pastora Imperio, uma famosa cantora e dançarina cigana de flamenco, que queria uma gitaneria (peça cigana).

O enredo trata da história de Candelas, uma bela jovem cigana que é impedida de corresponder ao amor de Carmelo, seu namorado, pelo fantasma de seu antigo amante, um homem infiel e devasso que lhe aparece toda vez que ela se aproxima de Carmelo. Candelas então executa a Dança Ritual do Fogo para atrair o fantasma, dançando com ele em rodopios cada vez mais rápidos, até que este, tragado pelas chamas, desaparece para sempre.

Além de danças flamencas, Falla usa o Cante Jondo (Canto profundo), parte também da tradição cigana do Flamenco. Na cena seguinte à Dança Ritual do Fogo, Candela entoa a Canção do Fogo Fátuo nesse estilo, em que ritmos cruzados se opõem ao acompanhamento da orquestra que imita uma guitarra.

O diretor espanhol Carlos Saura escreve o filme El Amor Brujo a partir da obra de Falla, com coreografia de Antonio Gades. O filme não segue o enredo do balé, como vamos ver em duas de suas cenas:

Manuel de Falla – Do filme El Amor Brujo: Dança Ritual do Fogo e Canção do Fogo Fátuo | Dançarinos solistas: Antonio Gades e Cristina Hoyos; Cantora: Rocio Jurado.

 

DESTAQUES