BLOG

B VOLTAR
Giuseppe Verdi maiores compositores

Os dez maiores compositores | Giuseppe Verdi (1813–1901)

Os dez maiores compositores | Giuseppe Verdi (1813–1901)

Giuseppe Verdi foi um dos maiores compositores de óperas de todos os tempos, juntamente com Mozart e Wagner. Suas obras são notáveis pela intensidade emocional, belas melodias e caracterizações dramáticas.

Verdi transformou a ópera italiana – de um conjunto repetitivo de recitativos e árias, com libretos antiquados e ênfase nas proezas vocais – em uma entidade musical e dramática unificada. Suas óperas estão entre as mais executadas da atualidade.

Entre suas principais obras estão, inicialmente: Rigoletto, Il Trovatore e La Traviata. Durante algum tempo, Verdi parou de compor e se retirou para sua propriedade rural. Depois surpreendeu o público, retornando sua produção com a ópera Aida, escrita a pedido do governo do Egito. Suas últimas composições são obras-primas: o Requiem e as óperas Otello e Falstaff.

Verdi – Va’ Pensiero, Coro da ópera Nabucco

Va’ Pensiero, escrita em 1842, é uma das peças mais conhecidas e queridas de Verdi. Grande parte da Itália estava sob domínio da Áustria quando sua ópera Nabucco foi composta. A obra narra a história do povo judeu sob o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Os acontecimentos históricos são usados como pano de fundo para uma trama de cunho político.

O coro Va’ Pensiero é o lamento dos judeus, escravizados e exilados de sua pátria:

“Vai, pensamento de asas douradas,

De nossa doce terra natal.

Vai e pousa nas encostas, nas colinas

……………………………………

Ó, minha pátria tão bela e perdida!

Ó lembrança, tão cara e fatal!”

A ópera, e o coro em particular, ganharam uma conotação patriótica naquela época difícil que precedeu a unificação da Itália. Mais de uma vez foi proposto que Va’ Pensiero se tornasse o hino nacional do país.

Verdi, muito querido como compositor e patriota, foi enterrado ao som de Va’ Pensiero, cantado pelo povo que seguia o cortejo fúnebre.

No vídeo a que vamos assistir, ao final, o maestro Riccardo Muti se dirige ao público e diz que os cortes nos orçamentos da área de cultura ameaçam fazer da Itália a “patria sì bella e perduta” de que falam os versos. Diz que vai apresentar o bis, mas quer que todos cantem junto. Rege então voltado para o público: uma cena comovente em que muitos do coro e da plateia estão chorando.

Verdi – Va Pensiero, da ópera Nabucco | Riccardo Muti (regente)

 

DESTAQUES