BLOG

B VOLTAR

Mulheres na música clássica

No Dia Internacional da Mulher, Clássicos dos Clássicos homenageia as mulheres da música clássica, apresentando algumas das mais destacadas compositoras e pianistas desse universo musical.

Clara Schumann

Figura central na história da música romântica alemã, Clara Schumann (1819-1896), foi uma das primeiras mulheres a se destacar como concertista e compositora no século XIX, influenciando vários artistas de sua época.

Clara Schumann, 200 anos

Germaine Tailleferre

A compositora francesa Germaine Tailleferre (1892-1983), que integrou o chamado Grupo dos Seis, com Georges Auric, Louis Durey, Arthur Honegger, Darius Milhaud e Francis Poulenc, escreveu músicas que mais tarde a levaram a explorações de novas técnicas.

Germaine Tailleferre

Guiomar Novaes

Pianista brasileira de carreira internacional, Guiomar Novaes (1894-1979) é considerada uma das maiores instrumentistas do mundo, sendo especialmente reconhecida por suas interpretações de Chopin e Schumann.

Guiomar Novaes

Martha Argerich

Reconhecida como uma das maiores pianistas de todos os tempos, a argentina Martha Argerich, nascida em 1941, tem um grande repertório pianístico, com destaque para obras de Chopin, Schumann e Liszt.

Martha Argerich

Maria João Pires

A portuguesa Maria João Pires, nascida em 1944, é considerada uma das melhores pianistas da atualidade. Mozart, Schubert e Chopin estão entre seus compositores favoritos.

Maria João Pires

DESTAQUES