BLOG

B VOLTAR
maiores compositores mozart

Os dez maiores compositores | Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791)

Os dez maiores compositores | Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791)

Mozart é considerado, juntamente a Bach e Beethoven, um dos três maiores compositores da música ocidental. Levou ao apogeu a época do Classicismo, ao lado de Haydn e Beethoven.

Menino prodígio, começou a tocar piano aos três anos de idade e a compor aos cinco. Antes mesmo de completar seis anos, seu pai, também músico, o levou em turnês de enorme sucesso pela Europa. Foi o único compositor na história a escrever para todos os gêneros musicais e a “ser excelente em todos”, segundo seu biógrafo Stanley Sadie.

Mozart morreu muito jovem, aos 35 anos de idade, mas deixou uma vasta produção, com mais de 600 composições catalogadas. Entre suas principais obras estão os 23 Concertos para Piano e Orquestra e as óperas As Bodas de Fígaro, Don Giovanni e A Flauta Mágica.

Mozart – Concerto para Piano e Orquestra nº 23, em Lá Maior, K. 488: Adagio

Esse é talvez o menos brilhante dos concertos para piano de Mozart, mas é certamente um dos mais bonitos. Tem um clima de introspecção e um discurso musical comovente por sua reserva.

O ponto alto emocional dos concertos para piano de Mozart é, quase sempre, o segundo movimento. O Adagio do Concerto K. 488, no entanto, é excepcional, mesmo entre os concertos do compositor. A intensidade de seu sentimento prenuncia o Romantismo.

Mozart – Concerto para Piano e Orquestra nº 23, K. 488: Segundo Movimento – Adagio | Hélène Grimaud (piano), Orquestra de Câmera da Rádio da Bavária, Radoslaw Szulc (regente)

DESTAQUES