Compositores

C VOLTAR
heitor villa-lobos

Heitor Villa-Lobos

1887 (Rio de Janeiro) – 1959 (Rio de Janeiro)

Maestro, violoncelista e pianista brasileiro, Heitor Villa-Lobos é hoje considerado o compositor mais conhecido da América do Sul.

Com mais de duas mil obras escritas, sua produção é influenciada pela música folclórica brasileira e pela música clássica europeia – especialmente por Bach –, e abarca todos os gêneros: orquestral, vocal e câmara, além de peças para piano e violão. Entre as mais conhecidas estão as Bachianas Brasileiras, os Choros e os Estudos e Prelúdios para violão.

Fascinado por Bach desde a adolescência, Villa fazia analogias entre a música do compositor e a música brasileira. Ele não o considerava apenas um autor do barroco alemão: Bach era universal, transcendendo as barreiras de tempo e espaço.

Heitor Villa-Lobos compôs as Bachianas Brasileiras ao longo de quinze anos, de 1930 a 1945. São nove suítes, escritas para diversas combinações de instrumentos e vozes. A maioria dos movimentos tem dois nomes: um bachiano (Prelúdio, Fuga, Allegro etc.) e outro brasileiro (Embolada, Modinha, Desafio, Catira batida).

As Bachianas são, portanto, sua homenagem a Bach, em que ele adaptou as técnicas de harmonia e contraponto do mestre alemão à música brasileira.

D

DESTAQUES