
Nesta série em três partes, destacamos uma seleção de peças de algumas das mais belas cantatas escritas por Johann Sebastian Bach ao longo de sua trajetória.
Bach compôs suas cantatas seguindo o calendário religioso luterano, com letras que combinavam citações da Bíblia e textos de libretistas alusivos à cada ocasião.
Para o musicólogo Alfred Dürr, especialista na obra do mestre alemão, “as cantatas de Bach chamam nossa atenção como testemunho da suprema arte da fé cristã e da história cultural do Ocidente.”
Cantata BWV 51, Jauchzet Gott in allen Landen: Ária de Abertura
A bela Cantata BWV 51, Jauchzet Gott in allen Landen (Louvai o Senhor em toda parte), apresenta um dueto entre soprano e trompete na ária de abertura, um trecho extremamente brilhante que segue a forma de um concerto instrumental. O trompete é aqui o do tempo de Bach – sem válvulas – e sua execução é mais difícil. É um esplêndido trompete concertante que indica uma ocasião festiva. Saiba mais aqui.
Maria Keohane (soprano) e Netherlands Bach Society regida por Jos van Veldhoven
Cantata BWV 137, Lobe den Herren: Ária de contralto
A Cantata BWV 137, Lobe den Herren, den mächtigen König der Ehren (Louvai ao Senhor, o poderoso Rei da Honra), foi escrita para o 12º dia depois da Trindade. Seu segundo movimento, “Lobe den Herren, der alles so herrlich regieret” (Louvado seja o Senhor que governa tudo tão gloriosamente), uma ária para contralto, foi posteriormente a base para o Coral BWV 650.
Claude Eichenberger (contralto), Coro e Orquestra da J. S. Bach Foundation regidos por Rudolf Lutz
Cantata BWV 140, Wachet, auf, ruft uns die Stimme: Segundo dueto
A Cantata BWV 140, Wachet, auf, ruft uns die Stimme (Despertai, uma voz nos chama), foi escrita para o último domingo antes do Advento. Suas duas árias são, na realidade, dois duetos para baixo (voz de Jesus) e soprano (a alma do fiel). No segundo dueto, “Mein Freunde” (Meu amigo), de caráter dançante, o amor divino e o amor humano se encontram e se fundem em um só. Saiba mais aqui.
Maria Keohane (soprano), Matthew Brook (baixo) e Netherlands Bach Society regidos por Jos van Veldhoven
Cantata BWV 147, Herz und Mund und Tat und Leben: Ária de soprano
Originalmente, Bach escreveu a Cantata BWV 147, Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e boca e atos e vida), para o Advento de 1716, em Weimar, retrabalhando-a posteriormente para a Festa de Visitação de Maria. Na segunda ária, “Bereite Dir, Jesu, Noch Itzo Die Bahn” (Prepara-te, Jesus, o caminho agora), para o soprano, o violino solista representa Jesus, o Filho do Homem. Saiba mais aqui.
Colegium Musicum de Moscou