
O musicólogo Charles Rosen, em um capítulo de seu famoso livro The Classical Style (Haydn, Mozart, Beethoven) [O estilo clássico (Haydn, Mozart, Beethoven)], considera os Trios para Piano e Cordas de Haydn, juntamente com os Concertos para Piano e Orquestra de Mozart, as mais brilhantes obras para piano anteriores a Beethoven.
O piano tem um papel dominante nos Trios de Haydn. O violino acompanha o piano e o violoncelo apenas dobra a mão esquerda do piano na maior parte do tempo.
Rosen comenta: “Os trios são essencialmente trabalhos para piano solo. O uso dos instrumentos de cordas tem a ver com o fato de que o pianoforte da época de Haydn estava ainda em um estágio experimental: seus graves eram fracos e a capacidade de sustentação das notas era pequena. Com o trio vinha a solução para estes problemas: o violoncelo reforçava os graves e o violino era usado nas melodias mais cantabile”.
Dos 45 trios de Haydn catalogados pelo musicólogo H.C. Robbins Landon, os primeiros 17 são peças leves, divertimentos. Já suas melhores obras nesse gênero foram compostas depois dos 50 anos, com destaque para os seus três últimos trios, considerados por Rosen os mais difíceis que Haydn escreveu – uma formidável realização musical e intelectual.
Ouça a seguir uma seleção dessas peças:
– Haydn – Trios para piano e cordas Hob XV:12 e Hob XV:14
– Haydn – Trio para piano de cordas Hob XV:25
Haydn – Trio para piano e cordas nº. 39 em Sol Maior, Hob XV:25, “Cigano”
– Haydn – Trio para piano e cordas Hob XV:27
– Haydn – Trio para piano de cordas Hob XV:28