BLOG

B VOLTAR
As crianças e a música clássica

As crianças e a música clássica

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, selecionamos algumas composições que celebram o espírito infantil.

Quando se fala de música para crianças, a primeira coisa que nos vem à mente são as milenares canções de ninar – a Wiegenlied de Brahms é uma das mais conhecidas do repertório clássico. Depois vêm as obras escritas para filhos ou filhos de amigos dos compositores, como a Suíte Dolly de Fauré e Children’s Corner de Debussy. Há ainda peças que falam de lembranças da infância do compositor, como as Kinderszenen de Schumann.

A música clássica não é complexa para ouvidos das crianças como pode parecer aos adultos. Se ela entrar de forma natural na vida dos pequenos, vai ser assimilada como qualquer outra música. Além disso, pode colaborar significativamente para a expansão de sua percepção musical e auxiliar na concentração e no desenvolvimento cognitivo. 

Muitas pesquisas mostram a importância do contato com a música. O chamado “Efeito Mozart”, registrado pelo neurologista norte-americano Gordon Shaw, nos anos 1990, mapeou por meio de ressonâncias magnéticas o efeito das obras de Mozart no cérebro humano, atestando o estímulo a áreas relacionadas aos pensamentos mais complexos. Se isto ocorresse desde o início da atividade neural, as crianças poderiam ter benefícios por toda a vida.

 

 

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.