BLOG

B VOLTAR
uma historia da musica ocidental sidney molina

Clássicos Indica | “Uma história da música ocidental” – Sidney Molina

Clássicos dos Clássicos indica nessa semana o curso online “Uma história da música ocidental: da Idade Média ao século 21”, ministrado ao vivo pelo professor Sidney Molina, a partir da plataforma Zoom, com participação de todos os alunos.

O curso percorre todo a trajetória da música ocidental, partindo das origens da notação nos cantos religiosos até as mais recentes tendências do século 21, passando pelos principais compositores do Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo e da música do século 20, entre eles, Bach, Mozart, Beethoven, Debussy, Mahler e Stravinsky.

A partir da escuta das obras, Sidney Molina explica detalhes sobre as formas musicais, orquestração, ritmo, harmonia e melodia. Serão disponibilizados para os alunos links e playlists com os principais exemplos sonoros em gravações de referência.

Destinado a todos os apreciadores de música clássica, o curso é amplamente ilustrado e contextualizado por detalhes da geografia das cidades, pela história dos teatros famosos, das grandes orquestras, dos intérpretes, e estimula conexões da música com a literatura, o cinema e a filosofia.

Sidney Molina tem bacharelado em Filosofia (USP) e doutorado em Semiótica (PUC-SP). É violonista e integrante do Quaternaglia Quartet (quarteto de violões). Professor universitário há 25 anos, leciona na FIAM-FAAM (SP) e IECG (Belém) e coordena a Pós-graduação em Violão da Faculdade Santa Marcelina. Escreve sobre música erudita para o jornal Folha de São Paulo.

Mais informações pelo link: bit.ly/cursoumahistoriadamúsica

No vídeo abaixo, Sidney comenta brevemente a chegada de Bach em Köthen, período prolífico e essencial da obra do compositor.

E aqui trata especificamente da “Fuga nº 16” do “Cravo bem temperado”, produzida neste período.

DESTAQUES