O Barroco floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e Américas e, posteriormente, pelas áreas protestantes e em alguns pontos do Oriente.
Caracterizado pela forte influência religiosa devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma, o Barroco contava com um forte apelo aos prazeres sensoriais, o que gerava uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual. Nas artes, isto se traduzia pela grande dramaticidade e realismo, além de uma tendência à ornamentação e ao exagero.
A música era então um poderoso instrumento de comunicação, capaz de despertar emoção em seus ouvintes. Entre suas variadas características de estilo, estavam o uso do baixo contínuo e a ênfase nos contrastes de textura, andamento e volume sonoro.
Muitos estudiosos identificam o marco inicial do período barroco na música com ópera Orfeu, de Claudio Monteverdi. Por esta obra, Monteverdi é considerado o precursor do gênero operístico e o compositor de transição entre o renascimento e o barroco.
Outros compositores como Giovanni Gabrielli e Heinrich Schütz também merecem destaque na fase inicial do Barroco. Schütz, inclusive, é considerado o pai da música alemã e o compositor da primeira ópera deste país, Dafne, escrita em 1627.
Já no chamado barroco médio, podemos destacar os compositores Alessandro Scarlatti, fundador da escola operística napolitana e de uma linguagem musical que serviu como base para o Classicismo; Arcangelo Corelli, que contribuiu para a expansão do concerto grosso e do repertório instrumental; Jean Baptiste Lully, muito conhecido por suas óperas e balés; e Henry Purcell, famoso por suas óperas Dido e Eneas, O Rei Arthur e A Rainha das Fadas.
Por fim, no barroco tardio, entre os mais importantes compositores estão Johann Sebastian Bach, Georg Friedrich Händel, Antonio Vivaldi, Domenico Scarlatti, François Couperin e Jean-Philippe Rameau.
Saiba mais a respeito e ouça composições do período:
– Purcell, A Rainha das Fadas
– Couperin, Peças para teclado
– As Cantatas de Bach
– Händel, Árias de óperas
– O Barroco na Itália
– Música e dança: Barroco